top of page

koroneiki é  uma variedade de oliveira (olea europea) e de azeitona procedente da Grécia, conhecida também com as sinonimias de Koroni, Kritikia, Landolia e Psylolia.

Seu cultivo concentra-se, principalmente, em Creta e no sudoeste do Peloponeso, ocupando entre  50 e el 60% da superfície de olivicultura do país. 

Produz azeites virgens apreciados comercialmente, bastante rico em ácido oléico, polifenóis e compostos amargos que lhe conferem uma longa vida útil e fazem-no muito estável.

Azeite Virgem Extra possui, em geral, um frutado verde intenso e muito rico em aromas secundários, que recordam a folha da oliveira e  diversas hortaliças, como a alcachofa.

Na boca, os atributos positivos de amargor e adstringência são de intensidade média, ainda que persista uma nota clara de doçura que contribue para manter um certo equilíbrio sensorial.

Tanto as características organolépticas como os parâmetros físico-químicos variam, sobretudo, de acordo com a região de produção, as condicões ambientais, as técnicas agriculturais, o grau de maturação e o sistema de extração.

O denominado azeite grego costuma ser elaborado com esta variedade de azeitona. É um azeite com Denominação de Origem Protegida e oferece um sabor doce, frutado, com um claro sabor de azeitonas mas, suave e fresco ao paladar. Se tiverem oportunidade, recomendamos-lhe provar o Azeite Extra Virgem Don Espiros, facilmente encontrado nas lojas especializadas ou lojas gourmet.

bottom of page