
O ouro Verde da Grécia
O azeite de oliva é o produto alimentício grego por excelência. Após milhares de anos de produção oleícola, é lógico que para os gregos constitui um elemento básico, não somente de sua dieta mas também, de sua medicina e de sua produção cosmética. O azeite de oliva sempre ocupou e ocupará um lugar fundamental na preparação dos alimentos gregos. Na Grécia moderna podem-se encontrar oliveiras nas ruas de Atenas quais são consideradas como uma árvore sagrada desde a Antiguidade.
O sabor, o aroma e a cor do azeite de oliva grego são os critérios primordiais de sua superioridade, reconhecida pelo mercado internacional.
A sua produção, desde a colheita do fruto, o transporte e seu armazenamento não só é uma arte, aperfeiçoada pelos gregos ao longo dos séculos, como também é um ritual de festa, ligado à cultura e aos costumes e tradições de cada povoado.
O Azeite de Oliva na cultura GREGA
A oliveira, seus frutos e o azeite de oliva, estão extremamente vinculados à cultura grega, como podemos apreciar, na mitologia grega, quando se atribui a fundação da cidade de Atenas a Cécrope, até o século XVI a. C. e, a sua promotora e protetora, a deusa Atena, quem, de acordo com a lenda, fez brotar uma oliveira na cidade, com a ponta de sua lança.

Apresenta
