top of page

Modo de elaboração

Os gregos reconheceram as virtudes medicinais do azeite de oliva já desde a Antiguidade. Especialmente a companhia Olivos Espiros impõe a todos os envolvidos que tratem o fruto das azeitonas cuidadosamente, com muito respeito e de acordo com a cultura de nossos  antepassados.

Imediatamente após a colheita, as azeitonas são trituradas com seus caroços - os quais  contêm um elemento antioxidante- porque a demora provocaria uma fermentação que alteraria o  seu sabor.

O  processo técnico que a companhia grega Olivos Espiros aplica, o moinho, tem como finalidade a ruptura dos tecidos onde se aloja a matéria oleosa e deve ser realizada com a maior uniformidade possível.

Esta operação é realizada por vários tipos de moinhos de pedra ou metálicos e tem como finalidade  facilitar e aumentar a separação dos elementos sólido-líquido nos seguintes processos de elaboração. Nesta fase, é obtido o azeite de qualidade máxima, que oscila entre  10-15% do azeite total. Esta prática é realizada na companhia Olivos Espiros porque dá-se  preferência por  obter uma quantidade de azeite de excelente qualidade, que se diferencie daquele obtido por pressão ou centrifugação.

A qualidade do azeite de oliva está classificada por sua acidez, um elemento que determina a delicadeza de seu sabor. O azeite de oliva extra virgem Olivos Espiros é o mais frutado, saboroso e caro. Sua acidez não supera 0.8%  e sua cor oscila entre o verde- pálido e o verde-escuro.

Recentes estudos de pesquisa nesta área incluem os seguintes quatro óleos  de cozinha e seus pontos de ebulição:

  Óleo de Coco: 347 °F (175 °C). 
  Óleo de Oliva Extra Virgem: 383 °F (195 °C). 
  Óleo de cártamo: 414 °F (212 °C). 
  Óleo de Canola: 460 °F (238 °C).

beneficios do Azeite de Oliva Extra Virgem 

 

Atualmente, graças à sua composição rica em ácidos monoinsaturados, vitaminas e antioxidantes, é cosiderado como um remédio eficaz contra as doenças cardiovasculares, ajudando, também, na prevenção do câncer e do envelhecimento.

A homeopatia também não poderia prescindir do azeite de oliva. Além de suas qualidades terapêuticas, é utilizado largamente na indústria cosmética, como base de preparação de produtos que contribuem para a nutrição do cabelo e a suavização da pele.

A preferência dos gregos pelo azeite de oliva é absoluta, especialmente pelo azeite de oliva extravirgem. De acordo com as estatísticas, em nível mundial, os gregos são os primeiros consumidores deste  produto saudável, que é a base da dieta mediterrânea (Cretense) estando presente na cozina grega. É raro encontrar um prato típico grego que não seja preparado com azeite de oliva.


azeite de oliva extra virgem Olivos Espiros é utilizado cru em saladas ou para fritar ou cozinhar qualquer tipo de alimento. Aguenta melhor a temperatura ao ser comparado com outros óleos, e mantém seus efeitos benéficos e seu sabor.

Uma fatia de pão com um fio de azeite de oliva, pouco de sal, orégano e tomate contém todo o sabor do ouro verde da Grecia

bottom of page